Como criar seu próprio Blog Grátis?

Sempre recebo mensagens de pessoas que foram atingidas pela crise ou mesmo estão necessitando agregar uma segunda renda, pois a grana esta curta, e com isso querem iniciar no empreendedorismo digital e não sabem por onde começar.

E como sempre falo, um dos pontos chaves de todo meu projeto é o meu BLOG, sem dúvida que são inúmeros os benefícios de se criar um blog quando esta querendo investir neste mundo online. Aproveito para deixar aqui um artigo que escrevi sobre “A importância do BLOG no Marketing Digital”.

Posso citar aqui alguns benefícios para te mostrar o poder do Blog:

  • Fonte de Geração de Tráfego Qualificado
  • Meio de Construir Autoridade
  • Meio de Construir Relacionamento
  • Local de agregar conteúdo das suas diversas Redes Sociais
  • Fonte de captura de e-mail de potenciais clientes
  • Entre outros. 

E com  a grana curta, nada melhor do que poder “iniciar” o seu projeto construindo um Blog Grátis apenas seguindo o passo a passo desse artigo.

Eu falei “iniciar” porque temos que ter em mente que estamos construindo um negócio e quanto mais profissional ele for melhor, porém, sabemos que no começo é melhor começar de forma mais simples e depois ir profissionalizando, do que ficar parado, esperando iniciar com uma estrutura robusta e consequentemente dispendiosa.

Então o lema é Mãos à Obra.

Criando o seu BLOG GRÁTIS

Vou te mostrar um passo a passo que você precisa fazer e no final já estará com seu Blog pronto para ir criando os conteúdos e iniciando seu trabalho no mundo online.

1.Registre seu Domínio®

O Domínio será o nome do seu site/blog, no qual as pessoas irão te encontrar na internet e o importante é que esse nome tenha alguma ligação com o nicho que você escolheu para trabalhar.

A extensão de domínio mais comuns são as .com e .com.br  , porém essas são pagas e custam em média R$ 45,00/ano.

Para registrar gratuitamente a extensão de um domínio existem alguns sites como o Freenom que você ira encontrar algumas extensões, porem é sempre bom deixar claro que essas extensões elas são geralmente desconhecidas como .tk, .ml, .ga, .cf , mas nada que um bom trabalho você não possa divulgar bem o seu blog.

 

2. Encontre sua Hospedagem

O seu blog é um conjunto de arquivos (textos, imagens, códigos) que juntos formam uma página e elas precisam ser armazenadas/arquivadas em um determinado local e para isso precisamos encontrar um servidos que possa guardar todas essas informações.

Já registramos o domino, porém, ele em si não armazena nenhuma informação de nosso site, ele é apenas o nosso endereço eletrônico. E como opção de uma hospedagem gratuita o Hostinger ele atende muito bem essa função.

Porém, é importante ressaltar que você esta montando um negócio e por este motivo assim que o dinheiro começar a entrar e você tiver a chance de profissionalizar o seu negócio adquira uma hospedagem paga, pois você se tornará o verdadeiro dono do seu site.

3. Sistema de Gerenciamento

Eu sempre indico o WordPress por ser gratuito, uma ferramenta com muitos recursos e fácil de usar.

Ao configurar seu blog dentro dessa ferramenta você terá acesso a uma infinidade de temas e plugins para baixar, além de uma Biblioteca de mídias, editor de páginas e posts, gerenciador de usuários, gerenciador de comentários, editor de aparência do site, entre diversas outros recursos.

4. Temas e Plugins

A escolha do tema ou Template é a cara que você vai dar ao seu blog, podendo ser comparada a decoração de uma loja, onde ela tem que estar alinhado à identidade visual da “empresa” e isso é de grande importância.

Ao instalar o sistema de gerenciamento WordPress, dentro dele pode-se encontrar diversos temas gratuitos que podem ser testados e baixados para ver se atende as suas necessidades.

Como atualmente tem crescido cada vez mais o acesso à internet através do celular, é importante verificar na hora da escolha do Template se ele é responsivo, onde permite que ele se adapte  aos diversos tipos de dispositivos moveis existente hoje no mercado.

Chegou a hora dos Plugins, que são complementos que agregam ou modificam a funcionalidade de seu blog.

Existem milhares disponíveis para serem baixados, tudo vai depender qual sua necessidade e qual funcionalidade você esta querendo acrescentar no seu projeto.

Pronto!! Seguindo esse passo a passo você estará com seu Blog pronto para iniciar a criar conteúdos memoráveis para seus leitores.

  1. Registre seu Dominio
  2. Encontre sua Hospedagem
  3. Baixe seu Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
  4. Coloque sua identidade no seu Blog com o Template e Plugins

Ficou dúvida? Deixa ai nos comentários que terei maior prazer em te responder.

Me segue nas Redes Sociais 😉

Instagram: eu.flaviavalenca

Facebook: facebook.com/clickdenegocios

Abraços

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *