Como criar um Blog Passo a Passo iniciando do Zero

Como criar um Blog Passo a Passo iniciando do Zero, essa é a duvida de várias pessoas que querem começar sua estrutura de negócio online.

O Blog tem uma importância muito grande em um projeto de negócio online, ele vai servir como base e irá te conceder uma série de benefícios que vão girar em torno dele.

Entre eles, pode-se destacar 3 benefícios fundamentais, que são a construção de relacionamento, autoridade e um excelente fonte de tráfego qualificado.

No mundo digital em que vivemos, e que já se tornou uma realidade, é de fundamental importância a presença digital em seu negócio, independente do segmento em que atua.

Escrevi dois artigos sobre Blog e deixarei aqui como excelente fonte de leitura.

>> A importância do Blog no Marketing Digital <<

>> Como criar seu próprio Blog Grátis <<

Dessa forma, resolvi criar esse artigo e falar Como criar um Blog Passo a Passo começando do ZERO e te mostrar que é bem mais fácil do que você imagina, e que isso possa te incentivar a agregar essa maravilhosa ferramenta em seu projeto.

Vamos lá!!

Como criar um Blog Passo a Passo iniciando do Zero!

Seguindo esses 7 passos abaixo você terá seu Blog pronto e estruturado, seja ele para trabalhar com afiliado, para vender seu próprio produto, consultoria ou qualquer outro serviço.

Para que ele fique configurado e comece a gerar  resultados para seu negócio é de fundamental importância seguir todos os passos.

Passo 1: Definição de Nicho

Passo 2: Definição de Nome/Domínio

Passo 3: Registro do Blog

Passo 4: Contratação de Hospedagem

Passo 5: Instalação do Blog em uma Plataforma

Passo 6: Escolha do Tema

Passo 7: Artigos 

Passo 1: Definição de Nicho

Pra mim é o passo mais importante na estruturação do Blog, afinal de contas é o assunto que você irá abordar, gerar conteúdos, fazer pesquisas e tudo vai girar em torno dele.

Um nicho mal escolhido pode levar todo seu projeto ao fracasso.

Sei que não é fácil essa escolha, a não ser que você já comece sabendo do que você vai falar, nesse caso é ótimo, mas para quem precisa definir o nicho é muito importante observar as seguintes possibilidades:

  • Conhecimento / Paixão em um determinado assunto;
  • Já tenha algum Interesse em falar sobre algo;
  • Possibilidades Financeiras é um fator que precisa ser colocado nessa decisão.

Alguns nichos são bem requisitados, geram bastantes negócios, são concorridos e tem muita gente ganhando dinheiro com eles.

  • Saúde / Fitness – Como emagrecer / Como emagrecer com saúde / Como ganhar massa muscular / Como ter uma vida saudável / Como iniciar a correr, entre outros.
  • Dinheiro / Negócios – Como ganhar dinheiro trabalhando na internet / Como ganhar dinheiro trabalhando em casa / Como montar um negócio online / Como começar um negócio do zero / Trabalhar com Marketing de Afiliados, entre outros.
  • Relacionamento / Conquista – Como arrumar um namorado (a), Como conquistar uma mulher, Como ter um casamento estável, entre outros.
  • Auto Ajuda / Motivação / Liderança – Como priorizar suas atividades, Como controlar a ansiedade, Como liderar pessoas, Como desenvolver nosso potencial de negócio, Como perder o medo para falar em público, entre outros.

Passo 2 – Definição de Nome / Domínio

Após definir o nicho chegou o momento de escolher o nome de seu projeto.

São 3 formas mais utilizadas na definição desse nome:

  1. Seu próprio nome – Se quer construir uma autoridade, pode ser usada a estratégia de criar um negócio levando seu próprio nome.
  2. Palavra Chave exata do nicho – Após a escolha do nicho, pode ser utilizado uma determinada frase que é digitada nos sites de busca relacionado ao nicho. Ex. www.ganhardinheiroemcasa.com.br
  3. Marca própria – Criar uma marca e fazer todo um trabalho em cima dela. Ex. meu projeto Click de Negócios.

Passo 3: Registro do Blog

É necessário registrar o domínio do seu Blog, as extensões mais comuns são .com, .com.br, .net, existem outras, porém é necessário na hora do registro ver a disponibilidade do nome que você escolheu como seu domínio x a extensão.

Alguns sites que pode ser feito esses registros são: Registro.br, seu dominio.org, HostGator, entre outros.

Existe também a possibilidade do registro gratuito no site Freenom, porém as extensões disponíveis geralmente não são conhecidas como: .ga, .tk, .ml, .cf .

Passo 4: Contratação de Hospedagem

A hospedagem é responsável em armazenar todo conteúdo de seu Blog, arquivando regularmente em seu servidor todas as suas informações.

Na empresa HostGator você pode ao mesmo tempo registrar seu domínio e contratar a hospedagem.

Em meu projeto aproveitei essa facilidade e contratei ambos num único local e escolhi a HostGator.

Passo 5: Instalação do Blog em uma Plataforma

Precisa escolher uma plataforma para criar o seu Blog, neste local você irá instalar, estruturar e criar toda sua estrutura de blog, ele vai “tomar corpo”.

E na hora de criar um blog a plataforma WordPress é uma da mais utilizadas, ela apresenta diversas funcionalidades, além de oferecer uma fácil navegação e o melhor de tudo, gratuita.

Passo 6: Escolha do Tema (Template)

Chegou a hora de dar uma aparência ao seu Blog, a forma de dispor as informações, fazendo com que seja de forma harmoniosa e agradável de ver.

Dentro da plataforma WordPress existem diversos temas gratuitos, uma grande variedade de interfaces para se escolher a que melhor se encaixa ao seu projeto.

Passo 7: Criação de Conteúdo

De nada adianta criar um Blog de qualidade se não entregar conteúdo a sua audiência, as pessoas irão chegam até ele, atraída por algum conteúdo de valor que você esteja entregando.

É de total importância á geração de conteúdo, as pessoas querem consumir algo que agregue valor e resolva alguma “dor” que esteja precisando, daí a necessidade de escolher bem seu nicho para que seja produzido conteúdo direcionado ao público que você quer atrair.

Precisa efetuar pesquisas constantemente, se manter atualizado de tudo que se passa em seu nicho e estar sempre desenvolvendo excelentes conteúdos.

Guarde bem isso: “As pessoas não querem o que você está “vendendo” e sim a transformação que ele pode causar”.

Se você estava procurando saber Como criar um Blog Passo a Passo começando do zero, siga esses 7 Passos que seu projeto estará pronto.

Gostaria de compartilhar com você um vídeo que eu gravei falando Quanto custa para iniciar um negócio Online, sem dúvida irá agregar mais informações ao artigo.

Espero muito ter ajudado e caso tenha alguma dúvida, deixa um comentário que irei responder e fazer o possível para te ajudar.

Já me segue nas Redes Sociais? Não! :O

Segue aí 😉

FanPage: facebook.com/clickdenegocios

Instagram: @eu.flaviavalenca

YouTube: youtube.com/flaviavalenca

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *