Fui demitido! Como me planejo para empreender?

Para quem pretende empreender e começar um novo negócio seja porque foi demitido, seja porque está se sentindo ameaçado no empregou ou até mesmo está querendo reforçar sua renda mensal, independente do motivo que for, um planejamento tem que ser feito.

É inegável que cada vez mais as pessoas estão saindo de sua zona de conforto e se redescobrindo em diversas habilidades, isso vem acontecendo pelo próprio momento que estamos passando, fazendo com que as pessoas se enxerguem mais, e comecem a redesenhar seu próprio futuro.

Se gostou desse assunto me acompanha até o final desse artigo que te explicarei todos os passos a seguir para esse planejamento.

Sempre vejo 2 perfis de pessoas dentro dos que NÃO planejam:

  • O que mete a cara e vai na sorte
  • O que passa anos planejando e não sai do papel

Porém a paciência é um ingrediente importante nesse momento, temos que ter cuidado e tentar dosar o momento certo para pôr em prática nossos planos e controlar ao máximo a ansiedade para que ela não venha a nos atrapalhar.

Quero empreender! Como iniciar meu planejamento?

1. Analise suas finanças

Para qualquer coisa que for fazer, tem que haver um planejamento financeiro, esse é o pontapé inicial do seu planejamento.

  • Some os valores que tem guardado(caso tenha alguma reserva)
  • Some valor que vai ser sacado do FGTS
  • Parcelas do seguro-desemprego
  • Rescisão salarial (caso tenha sido demitido)

Enfim, coloque todas as suas receitas no papel, e o ideal é que ela possa lhe manter por pelo menos uns 12 meses, MAS sei que essa realidade esta muito longe da grande maioria.

Revise todos os seus gastos, se adeque a nova realidade e descubra quanto você poderá investir.

Lembre-se de quando falamos em investir, na maioria das vezes pensamos em valores absurdos para iniciar um novo negócio e existem diversas possibilidades para se iniciar com valores bem pequenos.

2. Faça um bom uso de seus contatos

Essa hora não podemos ter vergonha, orgulho e nem receio de contactar as pessoas e pedir uma ajuda, seja a um amigo ou até mesmo alguém de destaque na área em que você for atuar. Elas iram lha dar conselhos, orientação e até mesmo lhe apresentar pessoas de seu relacionamento que possam abrir portas para ótimas oportunidades.

Vamos deixar a vergonha de lado e mandar uma mensagem, um inbox, um recadinho nas redes sociais, tudo vale nessa hora.

3. Invista em Conhecimento

Outra coisa que pensamos logo em custos altos de investimento é iniciar um curso ou treinamento que venha a suprir a necessidade em áreas que você tem menos aptidão.

Mas, basta algumas pesquisas na net para descobrirmos a possibilidade de diversos cursos GRATUITOS como o Portal de Educação a Distância do SEBRAE

A plataforma oferece mais de 100 soluções educacionais entre cursos, oficinas, minicursos, jogos, dicas e diversas outras coisas. Vale a pena conferir!

Caso você queira empreender, assim como eu em casa, montando toda uma estrutra de negócio voltada para trabalhar como Afiliada de infoprodutos eu irei deixar aqui o Curso que eu fiz.

FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE

4. Elabore um Plano de Negócio

Qualquer novo projeto que você for iniciar, tem que haver pesquisa, é importante para que você possa entender alguns pontos como:

  • Qual seu papel nesse seu novo empreendimento?
  • Onde você quer chegar?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Qual seu público alvo?

Tudo isso deve ser muito bem traçado e planejado, sempre estabelecendo metas e prazos a serem cumpridos, para que assim que possível, lançar novos desafios.

Esse Plano de Negócio não precisa ser demorado, mas é de grande importância que seja feito para servir de guia durante seu trajeto.

5. Coloque seu projeto em prática

Não adianta está cheio de coragem para empreender, com as ideias todas planejadas e não colocar em prática.

Uma coisa é certa, pronto 100% nunca vamos estar, sempre iremos esta aprendendo coisas novas, errando outras e ajustando diversas.

Então o conselho que eu dou é: COMECE não fique esperando o melhor momento, pois ele dificilmente irá chegar, esse bons momentos virão como vitórias, através de suas conquistas e prazer em ver tudo que você planejou começando a dar resultados.

Se alguém disser que é fácil é mentira! Mas acredite nos seu projeto e siga em frente.

Se gostou desse artigo, compartilhe !!

Me acompanha nas Redes Sociais!

Instagram: @eu.flaviavalenca

FanPage: facebook.com/clickdenegocios

Contato: contato@clickdenegocios.com.br

Um grande abraço

 

Comentários

comentários

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *