Nicho de Mercado: Como escolher o seu ?

Assim que sentimos aquele interesse em se aprofundar cada vez mais sobre o Marketing Digital, chega uma determinada hora que é preciso tomar uma importante decisão, que é a escolha do Nicho de Atuação, é a partir daí que você vai desenhar todo o seu projeto e aprofundar bastante nas pesquisas do seu negócio.

Mas, o que é um NICHO DE MERCADO?

Nicho de Mercado é você entregar uma solução “quase perfeita” para um grupo de pessoas de um mercado específico com interesses em comum.

Como escolher o NICHO DE MERCADO

Quando você já tem algo em mente, se identifica muito com alguma coisa ou tem uma autoridade em um determinado assunto. Ótimo!! Não precisa mais gastar energia com essa etapa.

Porém, se você assim como eu não tinha ideia do que falar e nem por onde começar vai precisar um pouco mais de atenção e cuidado nessa escolha. Precisa pensar em algo que lhe desperte esses 3 pontos que irei descrever abaixo :

  • Paixão ou Curiosidade: Não é essencial, porém, gostar do assunto vai facilitar bastante.
  • Demanda e Lucratividade: Analisar o número de pessoas interessadas, curva de crescimento e se possui bons produtos para promover.
  • Conhecimento ou Habilidade: Não é essencial, porém, precisa ter interesse em estudar o máximo de conteúdo possível para passar para seu público.

Uma atenção especial para os MEGANICHOS

Eles dividem o mercado em grandes áreas de concentração, onde dentro deles possuem uma maior concorrência, porém, os resultados chegam de forma mais rápida.

Abaixo temos 4 grandes MEGANICHOS do mercado :

  • Dinheiro, Investimento e Negócio
  • Saúde, Bem Estar e Beleza
  • Relacionamento e Sedução
  • Estilo de Vida, Hobbies

Cada um desses meganichos tem os seus subnichos. E quanto mais especifico você for dentro de cada assunto que for abordar, maior a chance de atingir seu público alvo.

Como medir o potencial do NICHO DE MERCADO que irei atuar

Existem hoje algumas ferramentas que podemos medir qual o tamanho do mercado, se está em crescimento ou queda, qual o número de pessoas que procuram por esse nicho nos sites de busca, quais assuntos mais pesquisados, etc.

Algumas dessas ferramentas:

  • Planejador de Palavras Chaves do Google
  • Facebook
  • Google Display Planner
  • Youtube
  • Yahoo Respostas

Nas últimas considerações eu gostaria de registrar uma frase interessante que li no Curso FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE que fiz quando iniciei no Marketing Digital e que diz o seguinte:

Não tem nenhuma chance de seu projeto online dá certo sem que você estabeleça um nicho específico

 

Seu negócio acontece quando você toma a Ação, tenha uma boa ideia e coloque em prática.

Qual o Nicho que você mais se identifica? Deixe seu comentário.

Até o próximo post.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *