Qual a Idade Certa para Empreender?

Esqueça pantufa, cadeira de balanço, crochê, aquele cabelinho todo grisalho, sabe o perfil ideal da vovó? Pois é! Sinto lhe informar que a cada dia que passa as coisas estão mudando e o empreendedorismo derrubando barreiras, e muitas pessoas se perguntando “Qual a idade certa para empreender”?

Existem ainda muitos preconceitos a serem vencidos, porém tudo isso vem caminhando a passos longos para que as pessoas se sintam livres para decidirem qual o momento mais oportuno para ela abrir seu próprio negócio.

Isso é muito bom! Imagine só você que se dedicou durante tantos anos de sua vida, com uma vasta experiência num determinado nicho de mercado e se sentir “excluído” devido a sua idade! Difícil imaginar né!

E Qual a Idade certa para Empreender?

O Empreendedorismo é muito democrático e o melhor de tudo NÃO tem idade certa e nem a melhor idade.

O empreendedor vai desde daquela pessoa que tem o sonho de empreender e não quer seguir a carreira tradicional em empresas corporativas, a mulheres que buscam empreender em casa para ficar mais presente na vida dos filhos, até as pessoas mais velhas com um enorme conhecimento e energia para trabalhar.

Isso é fantástico! A democracia do Empreendedorismo é fascinante.

E é exatamente essa mistura de possibilidades que mostram que empreender é enxergar oportunidades no momento em que várias pessoas só veem problemas. Aí que entra a arte de empreender em qualquer idade.

E quais são as maiores dificuldades?

Os jovens empreendedores deparam logo com uma barreira, que é a tradição das escolas em conduzir os jovens que estão em busca do primeiro emprego, para o modelo formal, voltado para a formação de executivos.

Muitas vezes são jovens com grande talento para empreender e precisando de informação e direcionamento, aquele empurrãozinho para iniciar.

Outra dificuldade é das pessoas que trabalharam muitos anos em uma determinada empresa e em certo momento da vida querem ter sua independência, uma melhor qualidade de vida ou até mesmo ficaram desempregados e buscam através do seu conhecimento adquirido, algo “menos arriscado”, geralmente se enquadram num perfil conservador.

Para empreender precisa colocar a “barriga no balcão”, mudar padrões que são adquiridos no mundo corporativo e isso faz com que muitas pessoas apresentem grandes dificuldades em se adaptar a essa nova realidade.

Ouvi uma frase interessante que diz:

Um pássaro que passou a vida inteira dentro de uma gaiola teria muita dificuldade em sobreviver se repentinamente fosse solto.(Geração de Valor)

E assim é a transição do mundo corporativo para o empreendedorismo, o importante é ter vontade e coragem de “sair da gaiola” e aprender a voar.

Adeus Zona de Conforto!

O mais importante disso tudo é saber que empreender já foi tão mais complexo, que necessitava de diversos procedimentos burocráticos, e isso levava as pessoas permanecerem em sua zona de conforto e não ir em busca de seus sonhos.

E atualmente com a velocidade da tecnologia, tornou tudo bem mais acessível e consequentemente levou um maior número de pessoas, em diferentes idades, a ver que não tem idade certa para empreender.

Sugiro esse artigo complementar >> Razões para ser um Empreendedor? Te dou várias.

Espero que tenha respondido o questionamento de Qual a Idade Certa para Empreender?

Caso queira deixar algum comentário terei o maior prazer em responder.

Já me acompanha nas Redes Sociais?

FanPage: facebook.com.br/clickdenegocios

Instagram: @eu.flaviavalenca

E-Mail: contato@clickdenegocios.com.br

 

Abraço

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *